Essa fantástica aeronave tinha seu custo operacional muito elevado, num primeiro momento o pro-
jeto Concorde quase virou exclusivamente militar, se não fosse essas duas gigantes Air France , Britsh Airways terem adotado o concorde, mas as linhas foram reduzidas, por exemplo antigamente no Tom Jobim no Rio de Janeiro o Concorde operava, mas depois ficou restrito Nova York/Paris, e Nova York/ Londres, Los Angeles/ Paris, Los Angeles/ Londres o motivo é simples Nova York na década de 80,e 90 e até hoje é o coração financeiro dos Estados Unidos ,e do mundo,e Los Angeles é a cidade mais importante da California o estado americano mais rico ,o que mudou é que hoje os Estados Unidos não é mais a superpotência que era nas décadas de 80, e 90.
A ELEGÂNCIA DO CONCORDE
A DECOLAGEM DO CONCORDE INGLÊS
Como vimos o Concorde era um avião extremamente caro de ser operado, esse preço era repassado para as passagens, embora os passageiros usuários do Concorde usavam ele como meio de transporte por causa da rapidez, mais reclamavam dos bancos apertados, o Concorde era projeto da década de 70, e a população sobretudo a americana ficará mais obesa, e as companhias não podiam mexer nos bancos para melhorar o conforto dos passageiros porque isso implicaria numa alta ainda maior no valor das passagens.
Dois fatores foram decisivos para aposentar o Concorde, um grave acidente, olha por menos seguro que pareça um Cessna monomotor se tiver alguma pane o piloto consegue planar e aterrissar, isso já é muito mais dificil num jato comercial , imagine com um supersônico.
ACIDENTE COM O CONCORDE, TODOS MORRERAM
Outro fator decisivo foi a crise na aviação mundial principalmente no mercado americano ,e europeu sobretudo na Inglaterra parceira fiel dos Estados Unidos no atentado de onze de setembro de dois mil e um.
11/09/2001 O DIA EM QUE O MUNDO PAROU
Com a crise instaurada tanto Air France quanto a Britsh Airways resolveram aposentar a aeronave, os dois sairam de Nova York em direção a Londres, e a Paris, quando entrou no território inglês o Concorde foi escoltado por caças da força aérea real, já o francês virou monumento.
POMPA PARA FINALIZAR UMA ERA
PARA SEMPRE SER LEMBRADO
A aviação deu a volta por cima a Airbus francesa lançou uma aeronave que embora vôoa a uma velocidade normal, tem capacidade para transportar um número superior de passageiros como nenhuma outra aeronave antes transportara, com bancos confortaveis o A-380 embora seja a aeronave mais cara do mundo , tem condição de ter seu custo capital pago pelo seu custo oeracional.
Uma nova era surge na aviação civil, e além de gigante ele tem uma grande disponibilidade de pistas para aterrissar, o que não havia no caso do Concorde.
As gigantes Air France mesmo porque a Airbus é francesa não poderia deixar de operar, e a Britsh não poderia ficar pra traz, mas ao contrário do Concorde o projeto A-380 não foi exclusividade apenas de duas companhias.
AIR FRANCE A-380
BRITSH AIRWAYS A-380
E assim com toda sua tecnologia futurista, o Concorde hoje é passado, mas não podemos dizer que a aviação civil regrediu, Boeing lança o B-787 o avião de plástico, e a canadense Bombardier , e a brasileira Embraer entram no ramo de jatos comerciais,e não esquecemos da Airbus com seu A-380.
Mas sem dúvida nós sempre nôs lembraremos dele com carinho, o passaro comercial mais rápido do mundo quem sabe não volta a vôoar no futuro, tudo dependerá do mercado.
Grande abraço a todos.
Malditos o avião era perfeito...
ResponderExcluirques idiotas
ResponderExcluirO acidente foi culpa de um jato de uma companhia americana, não lembro qual era, mas a culpa não é da AF, o jato (DC-10) que decolou antes do Concorde soltou várias peças de chumbo, por má manutenção, que não foram retiradas da pista, então na decolagem, o Concorde teve um pequeno toque dessas peças na roda, que ocasionou o estouro do "pneu", que, por azar, acabou entrando na supersônica turbina, que explodiu..., uma pena...
ResponderExcluirtragico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEle era realmente fantástico, mas hoje infelizmente, tudo gira em torno d cortar gastos onde der, e com isso o Concorde foi deixado pra trás... Só para se ter uma idéia, o Concorde só de taxiar na pista normalmente gastava 3 Toneladas de combustível, isso mesmo, 3t.! Então o custo era altíssimo.
ResponderExcluirMas assim, nada poderia impedir das companhias aéreas como a Air France e a Britsh Airways, de fazer, sei la, um ou dois vôos mensais Europa - América do Norte, né? Que acham? Além de ser um marco histórico para quem embarcassem, as empresas poderiam arrecadar bem com isso, preço nas alturas, pro melhor e mais fantástico avião ja construído, fora que ele já é uma lenda... Nos últimos dias que se antecederam o acidente e por fim a operação do Concorde, ele estava operando com um numero reduzido de passageiros, muito mesmo, só pra se ter uma idéia, dentro dele só cabe 100 pessoas, ou seja, por isso o custo já se eleva e muito, e até aquele do acidente pra se ter uma idéia, era da Air France, mas ele estava fretado. E segundo a Air France, ele foi fretado porque não tinha tanta utilidade mais, estavam parados ao monte nos hangares. E já estava praticamente inviável fazer a travessia Europa - América do Norte...
Apesar disso tudo, o q mais me chama atencao e q o concorde e o tupolev 144 representao avioes de uma epoca em q ferramentas tecnologicas eram mais limitadas, com o as tecnologias q temos hj acho q fazer uma releitura do modelo inicial do concorde seria o melhor a se fazer, pois aposentar avioes supersonicos de passageiros representa um regresso tecnologico.
ResponderExcluir