Vamos pegar o século XX anos 40, pós guerra Europa devastada, Estados Unidos surge como uma superpotencia , mas vamos pegar os aeroportos do interior dos Estados Unidos, América Latina,África, Asia, e Australia, já imaginaram pistas de terra, digam-me qual avião de passageiro conhecido como ônibus aereo tinha condição de descer nessas pistas de pouso , o DC-3.
Enquanto isso em grandes aeroportos operavam o DC-7
A Boeing lançava o primeiro avião a jato transatlantico comercial do mundo, o Boeing 707, e Douglas lançava seu jato Caravelle DC-8,DC-10, vantagem sobre a concorrente, as inúmeras companhias aereas que operavam o DC-3, eo DC-7 que tirara o posto do Lokeed Constellation.
DC-8 da Panair do Brasil
O mesmo sucesso veio depois com o DC-10:
No auge do sucesso a Douglas tem de se juntar a McDonnell que na época fabricava aeronaves militar, e dai surge o avião preferido dos pilotos ,dos tripulantes, eficiente tanto no transporte de passageiros como de cargas, o MD-11 foi o avião que mais deixou saúdades.
Não só usado pela Varig, durante tanto tempo como vemos nesses dois tons de pintura da companhia, ele foi usado no Brasil também pela Tam, Varig Log, Gol,Vasp, Cruzeiro,e por comphanias aereas no mundo todo.
A McDonnell Douglas ainda foi responsavel por um caça classico, quem não se lembra dos F-14 estrelas do filme Top Gum Ases Indomáveis.
O final foi o MD-88 que não fez o mesmo sucesso do MD-11, e seus antecessores, até que comprada pela concorrente Boeing, que já tendo como forte concorrente a Airbus francesa, e o fortalescimento da Bombardiere canadense, e da brasileira Embraer, decide paralizar a produção dos MD.
MD-88 da espanhola Ibéria
A Ibéria, a companhia aerea que transporta a familia real espanhola foi uma das últimas companhias aereas no mundo a opoerar um MD.
A Ibéria, a companhia aerea que transporta a familia real espanhola foi uma das últimas companhias aereas no mundo a opoerar um MD.
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